Busca por mais espaço no mercado agita setor de Duas Rodas

Fonte: 
Amazonas em Tempo 02/03/2012
Publicação: 
03/03/2012

A disputa pela ampliação da fatia de participação do mercado de motos ‘made in Amazonas’ a partir deste ano promete esquentar ainda mais. 

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), em fevereiro, os quatro modelos mais procurados no mercado interno ostentam a marca Honda. A empresa detém no acumulado deste ano 79,37% do mercado brasileiro. 
 
Apesar da liderança absoluta, a Honda apresentou queda de cinco pontos percentuais em relação a igual período do ano passado. O avanço da concorrência pode ter sido um dos fatores que influenciaram na redução de participação na demanda. 
 
No levantamento, a Yamaha se manteve no segundo lugar, mas é outra que vem perdendo espaço no mercado doméstico. Durante algum tempo, a marca que detinha mais de 12% da preferência do consumidor, fechou fevereiro abaixo dos 11% (exatos 10,75%). 
 
E essa queda, segundo os dados da Abraciclo, pode se acentuar ainda mais, porque o leque de modelos da Yamaha vem sofrendo um pesado ataque de produtos concorrentes, como as motos de 150 cilindradas, que a marca ainda não produz na fábrica do Polo Industrial de Manaus. 
 
Em terceiro lugar, de acordo com o levantamento, está a Suzuki, cuja participação de mercado chega aos 2,36%. A fabricante conseguiu distanciar-se da quarta colocada graças ao bom desempenho de sua linha de scooters, modelos mais leves, cujo principal público consumidor são estudantes. 
 
Com 1,95% de participação no mercado, a Dafra, que fechou 2011 em terceiro, agora é a quarta no ranking de vendas, mas sofre ameaça da Kasinski, quinta colocada, com 1,60%. 
 
Contudo, é possível que a Dafra consiga respirar e recuperar vantagem durante o ano por causa de recentes lançamentos de baixa cilindrada (entre 150 e 250 cc). 
 
Honda tem novo presidente
 É possível, entretanto, que a redução de mercado tenha afetado a Honda de uma forma muito diferente que nas concorrentes. Em nota, divulgada nesta sexta-feira (2), a empresa anunciou que, a partir de 1º de abril, um brasileiro assumirá pela primeira vez a presidência da Moto Honda da Amazônia. 
 
Issao Mizoguchi, o novo executivo da montadora, será também promovido a vice-presidente sênior da Honda South America (HSA). Atualmente, Mizoguchi é vice-presidente comercial da HSA e vice-presidente da fábrica no Polo Industrial de Manaus.

Idiomas

Brasil

Japão

Contato

www.samicultura.com.br

Telefone: +55 92 98108-3535
Local: Cidade de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil
E-mail : hisashi_umetsu1948@yahoo.co.jp

Go to top